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Inspirações

Como a meditação diária influencia sua qualidade de vida

Meditar é um processo introspectivo fundamental para quem busca clareza de ideias e, principalmente, atenção plena no dia a dia. Mas ao contrário do que muitos acreditam, não é preciso meditar por horas para obter os benefícios dessa prática. Muitas vezes, 1 minuto apenas é suficiente para desacelerar da rotina e obter mais tranquilidade.

Você certamente já ouviu falar que meditação é uma prática difícil e desafiadora por exigir nossa capacidade de se concentrar ao “vazio”, mas o que poucos sabem é que meditar não é, necessariamente, pensar em nada, mas sim, encontrar repostas que antes eram suprimidas pelo excesso de ruídos (físicos e mentais) ao seu redor.

Meditar nada mais é que desligar-se do ambiente externo e estabelecer um processo de reconexão com nossa verdadeira essência.

Benefícios da meditação

É inegável que a prática milenar de meditação oferece inúmeros benefícios para a saúde física e mental, pois atua no organismo como um todo:

  • auxiliando na redução da pressão sanguínea;
  • reduzindo os riscos de insônia;
  • melhorando os sintomas de ansiedade e depressão;
  • diminuindo os níveis de estresse;
  • auxiliando na melhora do foco;
  • atuando em sincronia com o sistema imunológico;
  • proporcionando qualidade de aprendizado e;
  • acima de tudo, nos ensinando a estar totalmente presente no momento.

Se você sente que não está indo tão bem como gostaria no trabalho ou que não consegue dedicar-se aos seus amigos como eles merecem, a meditação pode te ajudar, pois através dela é possível compreender como aprimorar suas habilidades profissionais e pessoais. E, principalmente, você aprende a analisar quais são os pontos que estão prejudicando seu desempenho e que precisam de uma intervenção.

Como criar o hábito de meditar todos os dias?

A melhor forma de desenvolver um hábito é entender o que ele exige para ser executado. No caso da meditação, é importante que você se programe para evitar distrações, como mensagens no celular, alguém te chamando ou até mesmo aquela série que você está muito ansioso para acompanhar.


Comece planejando um horário do seu dia em que você sabe que tem maior liberdade para suas atividades, pode ser ao acordar, na pausa do almoço, ao chegar em casa ou até mesmo antes de dormir. Se sentir necessidade, coloque um alarme em seu celular ou programe-o para interromper as notificações por alguns minutos todos os dias no mesmo horário.


Pense que a prática da meditação trará qualidade de vida tanto para você quanto para outras pessoas, afinal, nosso humor influencia diretamente todos ao nosso redor. Imagine a meditação como um compromisso fixo consigo mesmo e tente ao máximo não faltar.

Como devemos meditar?

O grande segredo para praticar a meditação com qualidade está em estabelecer um ambiente adequado, livrando-se de possíveis distrações que farão com que você perca a concentração durante a atividade.


O primeiro passo é sentar-se de maneira confortável, preferencialmente na posição de lótus (pernas cruzadas com os pés apoiados em oposição às coxas, com as palmas unidas e viradas para o alto), desta forma o corpo estará bem sustentado e facilitará o processo de relaxamento.


Se você não estiver em um ambiente silencioso, utilize fones de ouvido para melhorar a concentração e ajudar na exclusão de ruídos sonoros externos, assim você conseguirá direcionar toda sua atenção para a prática e, mesmo se houver algum desvio dos pensamentos enquanto medita, será mais fácil retomar a jornada.


Atualmente existem diversos aplicativos que ajudam nesta missão de aprender a meditar, mas se você estiver com pouco tempo ou quiser apenas conhecer o método, basta clicar aqui!

No Instagram da Inspires, você encontra uma série de meditações que duram apenas um minuto e que são capazes de auxiliar qualquer pessoa no processo de reconexão com o que realmente importa.

Comece a meditar agora, passo a passo

O primeiro passo é focar na sua respiração, respeitando o seu ritmo e clareando os pensamentos de forma leve e gradual. Sempre que sentir a mente divagando, repita o processo de respirar atentando-se detalhadamente no ar que entra e sai.

Analise seus sentidos, sinta o toque da pele de uma mão sob a outra, perceba a circulação agindo em todo o corpo. Caso sinta dificuldade, respire contando até quatro, expire contando até quatro e repita o processo por dez vezes. Utilize os dedos das mãos para auxiliar na contagem.

Sempre que precisar de uma pausa, medite…

Esse processo simples levará menos de cinco minutos e pode ser adaptado de acordo com a sua rotina. Aproveite as pequenas pausas entre uma atividade e outra para um ritual de reconexão consigo mesmo e perceba como os níveis de ansiedade e angústia tendem a diminuir enquanto sua motivação e autoconfiança só irão aumentar.


Meditar é viver no presente e respeitar o tempo em sua verdadeira essência. Namastê!

Compartilhar conhecimento de qualidade é a nossa genuína contribuição. Usufrua e compartilhe com quem você ama!

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